
Nesta segunda-feira (13), o Ministério da Saúde receberá, no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o primeiro lote de Trastuzumabe Entansina, medicamento inovador incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama.
O medicamento será distribuído às secretarias estaduais de saúde, ampliando o acesso a terapias modernas para mulheres que ainda apresentam sinais da doença mesmo após a quimioterapia inicial.
O mês de outubro é considerado o mês de alerta e prevenção para o câncer de mama, condição que afeta quase 74 mil mulheres por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Prevenção
Mulheres a partir dos 40 anos podem fazer exames de rastreamento para o câncer de mama no SUS, com a recomendação de mamografia anual para as mulheres de 40 a 49 anos e a cada dois anos para a faixa etária de 50 a 74 anos. Qualquer mulher, em qualquer idade, pode solicitar um exame se tiver histórico familiar de câncer de mama ou apresentar alterações suspeitas durante o autoexame, que devem ser avaliadas por um profissional de saúde
Principais sintomas
Segundo os órgão públicos, o câncer de mama pode ser percebido ainda no começo. O sintoma mais comum é um nódulo na região das mamas, que geralmente, é indolor. Outros sintomas:
- pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja na região dos seios
- alterações no bico do peito (mamilo)
- pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
- saída de líquido anormal das mamas