
As baterias de lítio, presentes em celulares, laptops, baterias portáteis e diversos outros equipamentos, representam um risco de incêndio em aeronaves e exigem atenção redobrada das companhias aéreas e passageiros. Um novo incidente foi registrado no último final de semana, quando uma bateria pegou fogo em um voo que partiu da China com destino à Coreia do Sul.
O fogo foi rapidamente controlado pela tripulação, e o avião precisou fazer um pouso de emergência. Ninguém ficou ferido no incidente. Engenheiros explicam que as condições típicas de um voo, como a diferença de pressão, podem aumentar o risco de falhas ou superaquecimento das baterias.
Para evitar acidentes, o transporte de baterias de lítio e equipamentos eletrônicos em voos comerciais é regulamentado. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proíbe o despacho de baterias e equipamentos eletrônicos na bagagem.
Estes itens devem ser transportados obrigatoriamente na bagagem de mão. A medida visa facilitar a ação imediata da tripulação em caso de incêndio, algo que seria impossível de ser feito no bagageiro da aeronave.
A ANAC afirma que segue as orientações de segurança da Organização Internacional da Aviação Civil. Contudo, as companhias aéreas têm a prerrogativa de definir critérios ainda mais rigorosos para o transporte e uso das baterias durante o voo, e é o que tem acontecido na prática.
Limites e restrições para o transporte de baterias
As companhias aéreas brasileiras estabelecem limites de potência para o transporte de baterias portáteis. Baterias portáteis de até 100 watt-horas, que são as mais comuns em celulares e computadores, são permitidas.
Já aquelas com potência entre 100 e 160 watt-horas, geralmente usadas em equipamentos de filmagem e câmeras profissionais, só podem ser transportadas mediante autorização prévia da companhia aérea.
Baterias que ultrapassam a potência de 160 watt-horas são terminantemente proibidas em voos comerciais.
Além de seguir as regras da ANAC e das companhias aéreas, o passageiro também pode adotar medidas para aumentar a segurança durante o voo. Entre elas, estão:
- Não levar as baterias totalmente carregadas;
- Manter os equipamentos em um lugar visível durante o voo, facilitando a percepção de qualquer problema;
- Manter as baterias e equipamentos separados de objetos metálicos.