Uma operação realizada na Argentina derruba um serviço ilegal de distribuição de canais de TV e streaming que era utilizado por quase cinco milhões de brasileiros através do chamado "gatonet".
O uso desses aparelhos, conhecidos popularmente como TV Box, é ilegal no Brasil e pode representar um risco de segurança para os consumidores, já que muitos equipamentos ou aplicativos vêm com vírus que podem roubar dados.
A atração dos consumidores por esse tipo de equipamento se deve à promessa de acesso a dezenas de canais de televisão e plataformas de streaming sem a necessidade de pagar pelas assinaturas dos serviços.
Os equipamentos utilizados no esquema ilegal são normalmente fabricados fora do Brasil e podem entrar no país de forma clandestina, o que os torna alvo de apreensão pela Polícia ou Receita Federal. A venda desses aparelhos em território nacional é um ato criminoso.
Riscos e como identificar uma TV Box legal
Além da ilegalidade, os consumidores que utilizam esses aparelhos não homologados correm o risco de ter seus dados roubados. Os equipamentos ou aplicativos irregulares podem estar infectados com softwares maliciosos.
É possível ter acesso a um TV Box de forma legal e segura no Brasil. O serviço legítimo é fornecido pelas próprias empresas de TV por assinatura ou pode ser adquirido em lojas de eletrônicos.
Os aparelhos legítimos e em conformidade com a legislação brasileira possuem um selo de identificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Outra característica é que esses dispositivos só dão acesso aos canais e serviços de streaming que já foram pagos e assinados pelo usuário