Karol Toledo, advogada criminalista do influenciador Babal Guimarães, se tornou alvo de intensos ataques nas redes sociais após ser filmada tentando impedir o trabalho da imprensa durante a prisão de seu cliente. Irmão do apresentador Lucas Guimarães, Babal é acusado de agressão contra três mulheres e teve sua prisão filmada na capital de Alagoas, Maceió.
O momento da prisão, exibido no Melhor da Tarde desta quarta-feira (10), mostra a advogada cobrindo o rosto de Babal, tentando impedir a filmagem por parte da imprensa, na delegacia.
Advogada de Babal Guimarães é criticada por atitude durante prisão do influenciador
Leo Dias questionou a atitude da advogada: "A gente sabe qual é o rosto do Babal... Por que ela tenta esconder dessa maneira? Não é normal, né?".
Ele ressaltou que a delegacia é um local público e que a advogada não deveria impedir o trabalho dos colegas de imprensa, que estavam ali para cobrir um crime.
É só a senhora dar licencinha e dar um passinho pro lado e abaixar essa mãozinha que a gente vai filmar quem interessa, que é este senhor, que é este criminoso.
Chris Flores, por sua vez, defendeu o direito de defesa, mas criticou a tentativa de obstrução da cobertura jornalística. "Todo criminoso tem direito a ter um advogado. Todo advogado criminalista tem direito a trabalhar livremente para alguém que está sendo acusado de um crime", começou a apresentadora.
"Outra coisa é você impedir o trabalho de colegas da imprensa que estavam ali para cobrir um crime em um local público", completou Chris Flores.
“Não sou a favor de nenhum ato de violência”, diz advogada em pronunciamento após críticas
Karol Toledo utilizou as redes sociais para se defender dos ataques que recebeu, afirmando que seu comportamento se deu em virtude do compromisso profissional com a lei e seu cliente.
"Sou mulher e não sou a favor de nenhum ato de violência. [...] Como advogada, tenho um compromisso profissional com a lei e com os meus clientes. Eu fiz um juramento quanto à minha profissão", declarou.
Ela alegou que não é obrigada a permitir que jornalistas "coloquem a câmera no meu rosto" e exigiu respeito: "Estou no exercício da minha atividade profissional e exijo respeito a mim e toda a advocacia criminal".
Leo Dias rebateu a declaração final da advogada, reforçando que o foco da imprensa não era ela. "Doutora, não era no seu rosto, era no rosto do seu cliente. Era só a senhora sair para a direita que o câmera ia esquecer da senhora".
Janaina Nunes, por sua vez, ressaltou que, ao aceitar a defesa de uma pessoa pública que ganhou fama pelo nome do irmão, a advogada também se tornou figura pública. "Não tem como, as pessoas vão filmar, as pessoas querem saber o que está acontecendo", disse.
Relembre os casos de agressão envolvendo Babal Guimarães
Babal Guimarães já agrediu três mulheres, sendo o caso mais recente o motivo da prisão nesta semana. As imagens mais recentes mostram a agressão à sua então namorada, Karla Lessa, ocorrida em 28 de novembro, em Maceió.
O influenciador também agrediu a primeira esposa, Tereza, e a influenciadora Emily Garcia, que hoje vive um momento positivo longe do ex.