Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Acordar para urinar durante a noite pode ser sinal de doenças graves; entenda
iStockPhoto

Acordar pelo menos duas vezes durante a noite para ir ao banheiro, sintoma conhecido como noctúria, é um evento comum, mas que exige atenção por parte da população, pois pode indicar mais do que apenas hábitos noturnos. Embora a condição possa estar ligada a costumes simples antes de deitar, ela também atua como um sinal de alerta para a presença de doenças subjacentes.

A noctúria é um sintoma comum que impacta diretamente a qualidade do sono e a rotina diária. Entre as causas mais simples está o consumo excessivo de líquidos pouco antes de dormir. Contudo, se a ingestão de líquidos não for a causa, o sintoma pode estar associado a uma série de problemas de saúde, incluindo: hipertensão, diabetes, apneia do sono, além de doenças na próstata, bexiga e coração. O avanço da idade também é um fator que, naturalmente, torna as idas noturnas ao banheiro mais frequentes.

Um médico ouvido pela reportagem do Jornal da Noite reforça que o transtorno do sono e a baixa qualidade de vida são grandes impactos causados pela noctúria. Para os idosos, os riscos aumentam, uma vez que o ato de levantar à noite eleva o risco de quedas e acidentes.

Tratamentos e atenção aos sintomas

A analista de sistemas Maria Cristina Conrado relata ter sofrido durante três anos com a noctúria, vivenciando a rotina de ter que urinar diversas vezes por noite. Após várias tentativas com medicamentos sem sucesso, a solução para Maria Cristina veio com uma aplicação de Botox na bexiga.

A paciente relata que o procedimento transformou sua vida e sua rotina de sono. "Foi [uma mudança] maravilhosa. Eu não levanto mais à noite, durmo a noite inteira, acordo às 6 da manhã", afirma Maria Cristina sobre os resultados após a aplicação.

Luis Gustavo Morato, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, ressalta a importância de observar não apenas a frequência, mas a quantidade de urina. O especialista alerta que transtornos de ansiedade podem levar a várias idas ao banheiro com pouca micção. Por isso, é crucial ficar atento à quantidade de urina eliminada, o que pode ajudar a identificar se o problema é fisiológico.

O especialista explica que algumas medidas comportamentais ajudam a reduzir as idas noturnas ao banheiro, como praticar exercícios físicos regularmente, e diminuir o consumo de cafeína e álcool, especialmente no período da noite. Morato reforça, no entanto, que o monitoramento da quantidade de urina é um indicativo importante para identificar se há algo errado no organismo.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com Claudinho
Rita Lee - Lanca Perfume
Carregando... - Carregando...